De 25.2 a 31.7.2022, o MASP exibe a mostra ‘Volpi Popular’, em cartaz no primeiro andar do museu. A exposição de caráter panorâmico reúne em sete núcleos não-cronológicos a trajetória artística do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, um artista central para arte brasileira do século 20. Sua pintura é caracterizada por um repertório único de experiências e influências que mesclam tradições modernas e populares, incluindo o trabalho artesanal, as festas populares, os temas religiosos e as fachadas da arquitetura colonial e vernacular—isto é, própria, originária—do Brasil. Nesse sentido, a exposição trata do interesse de Volpi pelos temas do imaginário popular brasileiro, sendo a terceira de uma série de mostras organizadas no MASP em torno de artistas modernistas brasileiros canônicos do século. 20 e que empregam referências populares ou vernaculares em seus trabalhos [‘Portinari popular’(2016) e ‘Tarsila popular’ (2019)]. No áudio, Tomás Toledo, curador-chefe, MASP, discorre a respeito da concepção da mostra, bem como sobre a relevância de Volpi para a pintura brasileira.
Volpi Popular, no MASP de 25.2 a 31.7.2022, é curada por Tomás Toledo. Apoio cultural: Instituto Volpi. Patrocínio Master: Citi Brasil.
Volpi Popular, no MASP de 25.2 a 31.7.2022, é curada por Tomás Toledo. Apoio cultural: Instituto Volpi. Patrocínio Master: Citi Brasil.
- Catégories
- Architecte
Commentaires